Hinos de países parecem girar sempre em torno dos mesmos temas. Engrandecer a nação, falar da história do povo, mencionar alguma guerra de independência, dizer que seus filhos lutarão pela pátria, qualquer coisa assim. Sempre com um ritmo pomposo, entre o quase militar e o totalmente militar.

Dou essa cornetada porque adoro hinos. Os favoritos da casa são os de França, Portugal e Afeganistão. O do Brasil é legal também, apesar da letra parnasiana incompreensível para uma pessoa normal, como o da Itália e o da Alemanha. E, bem, se você acha que todos eles são iguais, o usuário SwiftOryx do Reddit mostra que não é bem assim.

Ele fez um mapa sensacional, separando os países por temas de seus hinos nacionais. Os que falam da nação são a maioria, seguido pelos que falam de alguma batalha e os que exaltam algum personagem. Motes de menos destaque são a bandeira (Albânia, Estados Unidos, Somália, Suíça e Turquia), idioma (Moldávia) e amizade (Eslovênia). Ah, e ainda sobram Espanha e Bósnia-Herzegovina, únicos países cujos hinos não têm letra.

Confira abaixo. Para ver uma versão maior, clique aqui.

Mapa com países coloridos por tema de seu hino

Mapa com países coloridos por tema de seu hino

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePin on PinterestShare on Tumblr