Hinos de países parecem girar sempre em torno dos mesmos temas. Engrandecer a nação, falar da história do povo, mencionar alguma guerra de independência, dizer que seus filhos lutarão pela pátria, qualquer coisa assim. Sempre com um ritmo pomposo, entre o quase militar e o totalmente militar.
Dou essa cornetada porque adoro hinos. Os favoritos da casa são os de França, Portugal e Afeganistão. O do Brasil é legal também, apesar da letra parnasiana incompreensível para uma pessoa normal, como o da Itália e o da Alemanha. E, bem, se você acha que todos eles são iguais, o usuário SwiftOryx do Reddit mostra que não é bem assim.
Ele fez um mapa sensacional, separando os países por temas de seus hinos nacionais. Os que falam da nação são a maioria, seguido pelos que falam de alguma batalha e os que exaltam algum personagem. Motes de menos destaque são a bandeira (Albânia, Estados Unidos, Somália, Suíça e Turquia), idioma (Moldávia) e amizade (Eslovênia). Ah, e ainda sobram Espanha e Bósnia-Herzegovina, únicos países cujos hinos não têm letra.
Confira abaixo. Para ver uma versão maior, clique aqui.
