As metrópoles crescem cada vez mais, o espaço urbano se torna mais valorizado e muitas pessoas e empresas investem no desenvolvimento de soluções que permitam que toda essa gente consiga viver junta e ter qualidade de vida. Uma indústria que deve aumentar nas próximas décadas, mas… até que ponto? O canal do YouTube Real Life Lore fez um vídeo muito interessante projetando a situação extrema: se toda a humanidade vivesse em uma só cidade, qual seria o tamanho dessa super-hiper-mega-ultra-metrópole?

Não é uma conta tão fácil assim de se fazer. A população da Terra é conhecida, mas a área dessa cidade depende de sua densidade demográfica. Assim, o autor fez várias simulações, de acordo com a densidade do país mais denso do mundo (Cingapura), da metrópole mais densa (Manila), do bairro mais denso (Dharavi, uma favela em Mumbai, Índia) e do local mais denso já conhecido (a Cidade Murada de Kowloon, em Hong Kong, já destruída), além de várias cidades norte-americanas (Nova Orleans, Austin, Nova York/Manhattan e Chicago).

O resultado é impressionante. Não apenas por mostrar a diferença brutal de densidade entre várias cidades, mas por dar uma noção do que é a vida em Dharavi e do que era em Kowloon. O vídeo está abaixo. Ele é todo em inglês, mas é bastante ilustrado e dá para entender mesmo sem conhecer profundamente o idioma. Vale dar uma olhada.

Texto publicado originalmente no Outra Cidade.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePin on PinterestShare on Tumblr