As imagens são surpreendentes e até fazem parecer que é notícia falsa. Mas não é. No último dia 7, nevou em uma parte do Deserto do Saara, que viu suas dunas alaranjadas de areia ficarem brancas. Um fenômeno que ainda pode ser considerado raro, mas vem se tornando mais frequente nos últimos anos.

A neve caiu perto da cidade argelina de Aïn Séfra, localizada em um trecho da cordilheira do Atlas, no extremo norte do Saara. Não à toa, um dos apelidos da cidade é “Porta de Entrada do Deserto”. 

Ainda que a temperatura ultrapasse os 40ºC no verão, já se registrou -10,2ºC no inverno. O maior obstáculo às neves não é a temperatura em si, mas a falta de umidade. Ainda assim, nevou na região quatro vezes nos últimos seis anos, incluindo em 2017. No vídeo abaixo, é possível ver a cobertura da TV argelina (vídeo com trechos em francês e em árabe) para uma nevasca em 2012.

A neve não durou muito e derreteu ao longo do dia. Ainda assim, foi captada pelos satélites da Nasa, que fotografaram o deserto com as inusitadas manchas brancas –sobretudo nos picos — no meio do mar de areia.

Foto feita por satélite da neve no Deserto do Saara (Divulgação / Nasa)

Foto feita por satélite da neve no Deserto do Saara (Divulgação / Nasa)

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePin on PinterestShare on Tumblr