Um mapa animado e interativo sobre um tema relevante. Impossível resistir à tentação e ficar horas e horas explorando cada faísca de informação. É o caso dessa maravilha abaixo, um desenho com o fluxo migratório de todos os países do planeta entre 2010 e 2015, de acordo com dados da ONU.

Além de mostrar quais as rotas mais recorrentes (Síria-Turquia, México-Estados Unidos, Sudão-Sudão do Sul, Afeganistão-Paquistão, Malásia-Singapura), permite conferir a situação de cada nação. Basta clicar na bola de cada país e ver o saldo da migração por nação (o Brasil, por exemplo, recebeu 102.123 a mais de imigrantes do que teve de brasileiros que se mudaram para o exterior) e com quais lugares houve essa troca de população.

O trabalho é do ótimo Metrocosm, que será mencionado por aqui várias vezes no futuro. O mapa acompanha um post interessante analisando alguns dos dados, enfocando mais nos países de língua inglesa.

Esse mapa não é novo (aliás, aqui tem a versão tela cheia), mas o Rodínia não tinha como falar dele na época de sua publicação, em junho de 2016, porque o blog nem existia. Mas agora ele existe, e se vê na obrigação moral de mostrar isso para quem ainda não tinha visto.

Aproveitem.

Dica do amigo Matias Pinto, apresentador do obrigatório podcast Xadrez Verbal.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePin on PinterestShare on Tumblr