Os Jogos Olímpicos são muito ligados às cidades em que eles são realizados. Ainda assim, é raro encontrar alguma música-tema olímpica que tenha marcado como ícone de suas sedes (na verdade, é raro alguma música-tema ficar marcada como qualquer coisa, ou você se lembra do hino de Sydney-2000 ou Atenas-2004?). Para encontrar alguma canção olímpica que acabou vinculada a um lugar, temos de voltar mais de 20 anos.

“Amigos para Siempre” virou tema quase obrigatório de festas de formatura e tem letra para lá de grudenta. Mas ela conseguiu criar uma conexão forte com Jogos de 1992 e o que eles representaram para Barcelona. O tema foi tocado na cerimônia de encerramento, com um dueto formado por Sarah Brightman e José Carreras, e virou trilha sonora de tudo quanto é clipe mostrando os grandes momentos daquela Olimpíada (até mais que outro hino do evento, “Barcelona”, interpretado por Freddie Mercury e Montserrat Caballè).

A música composta por Andrew Lloyd Webber e Don Black fala da despedida de amigos, uma amizade que a cidade de Barcelona estabelecia com o resto do mundo e que não deveria durar apenas um verão. Era essa a grande missão daquela Olimpíada: colocar a capital catalã como um dos grandes centros culturais e turísticos do planeta. Por mais grudenta e clichê que tenha se transformado, “Amigos para Siempre” simboliza esse momento.

Obs.: a letra original, com tradução em português, está aqui.

Texto publicado originalmente para a newsletter do Outra Cidade. Para assiná-la, clique aqui.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePin on PinterestShare on Tumblr