Existem algumas coisas que todos nós sabemos que são erradas, mas fazemos. Fazemos porque não conseguimos evitar, porque achamos que não causa grandes problemas, porque provavelmente ninguém vai nos repreender. Talvez vocês tenham pensado em infrações das mais diversas (e talvez nem tão inofensivas assim, estamos de olho!), mas eu me referia a andar na rua olhando o celular.

LEIA MAIS: Olhe para os dois lados antes de atravessar: precisa de mais?

Só o vício das pessoas por estar com pressa mesmo quando não deveria, somado ao vício por atualizar o aplicativo do Facebook mesmo quando se sabe que há 99% de chance de nada de novo ter pintado desde a última atualização, 20 segundos antes, explica como tanta gente (leia-se “quase todo mundo”) faz isso algumas vezes. Tentando se adaptar ao novo mundo e mostrar compreensão com essas pessoas, a prefeitura de Augsburg, cidade no sul da Alemanha, implementou uma espécie de semáforo específico para quem está olhando mais para o celular do que para a rua.

A ideia foi implementada em caráter experimental em duas estações de bonde da cidade. No local em que a calçada/plataforma termina e começa o caminho dos elétricos, há uma série de pequenas lâmpadas de LED no chão. Elas piscam a luz vermelha ou verde, indicando para o pedestre se há ou não algum veículo passando.

Luzes no chão para alertar pedestres que estão olhando o celular na estação de bonde (Divulgação / SWA / Thomas Hosemann)

Luzes no chão para alertar pedestres que estão olhando o celular na estação de bonde (Divulgação / SWA / Thomas Hosemann)

O princípio soa interessante, mas muita gente fica tão compenetrada no celular que é capaz de não perceber que há luzes vermelhas piscando em sua visão periférica. Além disso, não deixa de ser um incentivo para as pessoas continuarem andando na rua olhando o smartphone. Mas, vá lá, talvez esse seja um mal incurável dos nossos tempos e assumir logo a derrota seria o melhor caminho.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePin on PinterestShare on Tumblr